Buscar

Pedagogia da Alternância: Derrubando estereótipos e construindo identidades.

Por: Antonio Carlos Frossard

Um livro para compreender o que é Pedagogia da Alternância, como ela se estabelece como modelo de Educação do Campo e também uma indicação de leitura para se compreender como a Alternância se desenvolve enquanto prática educacional e no estímulo à construção da identidade dos jovens do campo.

Compre por R$ 32,90 via parceiro:

Compre o e-book via

Obs.: ao clicar em qualquer um dos dois links (Um Livro ou Amazon) você será transferido de forma segura para estes sites, onde poderá finalizar sua compra e estes farão a entrega.

A Fross acompanhará todo esse processo da comprar à entrega.

Qualquer dúvida, acesse-nos no Fale Conosco.

Fique tranquilo!


Sinopse:

O presente livro é uma adaptação a um estudo de mestrado que teve por objetivo principal: analisar a situação do jovem do campo frente a sua realidade de vida no meio rural, aos estereótipos; avaliando o trabalho da Pedagogia da Alternância na construção de bases de identificação dos estudantes dos CEFFAs – Centro Familiares de Formação Por Alternância. O autor faz uma contextualização da formação agrária do Brasil como forma de se compreender a construção de estereótipos de desvalorização do campesinato brasileiro, hoje denominado agricultor familiar. Um dos mais conhecidos estereótipos é do Jeca Tatu (personagem de Monteiro Lobato), demonstrando como se todo trabalhador rural fosse dominado pela preguiça e pela falta de estímulo. Historicamente, Frossard demonstra, os trabalhadores rurais sempre viveram às margens dos interesses da oligarquia e dos interesses do governo, embora estes sempre foram responsáveis e produzir alimentos para o país, pois a grandes propriedades sempre estiveram voltadas para o mercado internacional. Portanto, essa trajetória histórica do país influenciou na identidade dos jovens no meio rural, retratando a falta de perspectivas de vida no meio rural e o anseio de grande parte das pessoas em praticar o êxodo para os centros urbanos. Na contramão disso, a Pedagogia da Alternância chegou como um agente social e formativo, com a missão de transformar essa realidade. Portanto, o estudo apresentado neste livro nos mostra se chegou ou não a algum resultado satisfatório.

Ficha técnica:

Edição: 1/2009

Páginas: 144

Tamanho: 14/ 21 cm

Peso: 165g

ISBN: 9781796749120

Papel do miolo: offset 75g

Papel da capa: Cartão tríplex, 250g.

Orelha: 7 cm

Acabamento: Brilho

Lombada: quadrada com colagem.

Referência: AA0003B


O Autor:

Antonio Carlos Frossard.

Nascido em Nova Friburgo - RJ em 1974, Antonio Carlos Frossard é professor de Geografia da Secretaria de Estado de Educação - RJ e Doutor em Ciência, Tecnologia e Inovação Agropecuária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2014) e também é Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa (2004).

Como pesquisador atua nas temáticas de Educação do Campo e Políticas Públicas, nos seguintes sub temas: Pedagogia da Alternância, Autoformação e Formação Permanente, Formação Técnica, Desenvolvimento Sustentável e Solidário do Meio, Juventude Rural e Identidade do Campo.


Desde 2018 atua como editor, criando em 2019 a Editora Fross, da qual hoje é Gestor e Editor Chefe.

Posts recentes

Ver tudo

Editora Fross.

Antonio Carlos Frossard ME

CNPJ: 32.406.462/0001-08

Rua Farinha Filho, 5/402,  Centro, Nova Friburgo - RJ

Cep. 28.610-280

Atendimento: 

Novos escritores:

frosseditora@gmail.com

SAC Fross, acesse Whatsapp

Via Link - é só clicar Aqui >>

Ou 

https://api.whatsapp.com/message/IQ4FUFPDNA74O1

Atendimento geral:

Tel/ Whatsapp:  22- 981017258

E-mail: editorafross@gmail.com

Redes sociais: @editorafross

* Respostas às mensagens são sempre em horário comercial.

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Tumblr Social Icon
  • Instagram

© 2019 Editora Fross. Criado por Modelo Wix

Salmo 111:

Confio, sigo e agradeço.

mpf