Buscar

Caledônia: exuberância, glamour e tragédias

Por: Clébio Schuenck

Um livro que fala da Caledônia, uma montanha cheia de história sobre acidentes aéreos (que custou a vida de um jogador do flamengo) e cheia de vida e histórias lendárias da região que a cerda. Um livro sensacional para quem gosta de histórias bucólicas.


Compre por R$ 31,30 via parceiro:

Compre o e-book via

Obs.: ao clicar em qualquer um dos dois links (Um Livro ou Amazon) você será transferido de forma segura para estes sites, onde poderá finalizar sua compra e estes farão a entrega.

A Fross acompanhará todo esse processo da comprar a entrega.

Qualquer dúvida, acesse-nos no Fale Conosco.

Fique tranquilo!

Sinopse:

Numa miscelânea de palavras, de história, de acontecimentos, Clebio constrói seu livro e nos traz uma nostálgica leitura. Pois narra traços e fatos de uma época de Nova Friburgo, na ótica da Região Rural do Distrito de Campo do Coelho. Ele fala das pessoas, das famílias, dos costumes e cotidiano de uma gente trabalhadora e de cultura marcante de uma época. E isso tudo se funde com a história de Nova Friburgo e com as histórias dos acidentes aéreos que ocorreram na Pedra Caledônia. É instigante ler cada linha desse livro e imaginar como as coisas ocorreram e aconteceram. Ou seja, como digo, me idealizei vivendo os momentos narrados.

Ficha técnica:

Edição: 1/2019.

Número de páginas: 100

Peso: 125g ISBN: 9781793863119 Tamanho: A5 -14x21 cm

Papel do miolo: offset 75g Cor do miolo: preto e branco Formato impresso: brochura c/ orelha

Papel da capa: cartão, 250g

Orelhas: 8 cm

Acabamento: colorido com brilho

Lombada: quadrada com colagem.

Referência: AA005A


O autor.

Clebio Jorge Schuenck, nasceu no terceiro distrito de Nova Friburgo, no dia 10 de julho de 1963, filho de Bartolomeu Schuenck (Betinho) e Olga da Silva Tarden Schuenck. Sua vinda ao mundo foi através de um parto normal, que ocorreu no Sítio Dois Irmãos, pertencentes na época ao nosso avô paterno, João Schuenck e de nossa avó, Alverina Penha da Silva Schuenck. Eram avós maternos: Laura e Antonio Tardim.

Parte da infância de Clebio foi nesse Sítio, em Baixada de Salinas, que até hoje pertence à família. Ali Clebio aprendeu a andar, falar e, na escolinha local, estudou até a antiga quarta série primária.


Desde pequeno mostrou grande potencial para enfrentar os grandes desafios e aventuras. Lembro que ainda bem pequeno, ele tentou escalar o guarda-roupas do quarto, mostrando as habilidades que ia desenvolver, como a escalada ... que permitiu ele em 1984 participar do resgate das vítimas do acidente aéreo que ocorreu na Caledônia.


Mais tarde passamos a morar no Centro de Nova Friburgo, numa casa que comprada pelo avô João, para que os netos pudessem morar e estudar. Foi quando Clebio teve a oportunidade estudar e terminar o ensino fundamental II e ensino médio.


Todo final de semana e férias voltávamos para o Sítio e, sempre que podíamos, visitávamos nossos avós maternos. Nosso avô Antônio ficava muito feliz em ver os netos correndo pelo quintal e também admirava ver a habilidade de Clebio com o futebol.


Clebio sempre foi cercado de muitos amigos, muitos desses primos com quem convivia diariamente. Isso foi fundamental para desenvolver seu lado desafiador e, por isso ele foi o principal protagonista em inúmeros casos de brincadeiras, aventuras e peraltices. Legado esse que marcou nossa infância, adolescência e até a nossa vida adulta.


O tempo e essa convivência com os amigos o fizeram um falante e um contador de histórias, narrativas, piadas e causos; chegando a catalogar um milhar delas. Essas histórias misturavam realidade, ficção e devaneios cômicos de sua mente.


Logo cedo aprendeu a dirigir e se apaixonou por motos. Certo dia, quando adulto, foi pego de surpresa por uma Kombi que atravessou o seu caminho, deixando-o de repouso por quase oito meses. Ao longo desse tempo, ele recebeu inúmeros visitas de seus amigos e que o fizeram lembrar da astúcia, das aventuras e acontecimentos do passado, reforçando o seu dom de contar histórias e estórias.


Portanto, tendo vivido e narrado inúmeros fatos seus e de seus conhecidos, criado e reproduzidos muito causos, sentiu a necessidade de colocar todo esse conteúdo em um livro. Livro este que, aos poucos, tomou forma e hoje, com garra e determinação, finaliza esse tão esperado sonho que se concretiza.


Parabéns meu irmão e obrigado por narrar tão lindamente a história do meu pai para fechar esse belo trabalho.


Por Ronaldo Jorge Schuenck.

Irmão.


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Editora Fross.

Antonio Carlos Frossard ME

CNPJ: 32.406.462/0001-08

Rua Farinha Filho, 5/402,  Centro, Nova Friburgo - RJ

Cep. 28.610-280

Atendimento: 

Novos escritores:

frosseditora@gmail.com

SAC Fross, acesse Whatsapp

Via Link - é só clicar Aqui >>

Ou 

https://api.whatsapp.com/message/IQ4FUFPDNA74O1

Atendimento geral:

Tel/ Whatsapp:  22- 981017258

E-mail: editorafross@gmail.com

Redes sociais: @editorafross

* Respostas às mensagens são sempre em horário comercial.

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Tumblr Social Icon
  • Instagram

© 2019 Editora Fross. Criado por Modelo Wix

Salmo 111:

Confio, sigo e agradeço.

mpf