Buscar

Agricultura familiar e as estratégias de manejo dos antigos castanhais no Pará

Por: Maria Santos da Silva

Este livro é um estudo que aborda os castanhais do Pará como meio de sobrevivência de famílias camponesas, bem como uma avaliação de como o manejo agroecológico desta árvore pode ser um elemento de geração de desenvolvimento sustentável do meio rural.


Compre por R$ 31,90 via parceiro:

Compre o e-book via

Obs.: ao clicar em qualquer um dos dois links (Um Livro ou Amazon) você será transferido de forma segura para estes sites, onde poderá finalizar sua compra e estes farão a entrega.

A Fross acompanhará todo esse processo da comprar a entrega.

Qualquer dúvida, acesse-nos no Fale Conosco.

Fique tranquilo!

Sinopse:

A ocupação da Amazônia no sudeste paraense teve seu ápice na década de 1970, com a abertura da Rodovia Transamazônica e o Projeto Grande Carajás, desencadeando um processo migratório induzido pelo governo como política de desenvolvimento para Amazônia. Isso não levou em conta todas as particularidades dos principais atores do meio: o homem migrante e o homem morador. Esta ocupação foi movida por vários ciclos econômicos, tendo como um dos mais importantes o ciclo da castanha. Os antigos castanhais extrativistas foram aos poucos sendo substituídos por uma exploração ilimitada e inconsequente. O Sudeste do Pará é uma fronteira agrícola complexa, porque o extrativismo predatório é predominante e com várias frentes de exploração. Formando uma teia e dinâmica onde tudo acontece ao mesmo tempo de forma rápida, com alta volatilidade. E, ainda, sendo palco de disputa de projetos políticos distintos: o agronegócio e a agricultura familiar, duas forças que se repelem e se enfrentam constantemente na disputa de espaço –Terra. Espaço também ocupado por indígenas, posseiros, madeireiros, mineradora, fazendeiros e especuladores. Esta obra tem o intuito de analisar agricultura familiar nesta região, descrevendo as estratégias produtivas dos agricultores familiares do Projeto de Assentamento Castanhal Araras. Apresenta uma breve história sobre a ocupação sobre a Amazônia, a exploração degradante dos antigos castanhais. e as atuais estratégias de manejo da agricultura familiar.

Ficha técnica:

Edição: 1/2020 ISBN: 9798603403359 Tamanho: 14/21 cm Páginas: 114 Peso: 130g Miolo: preto e branco, papel offset 70g Capa: papel cartão tríplex, 250g, Orelhas: 7cm. Acabamento da capa: colorido com brilho Lombada: quadrada com colagem.

Referência: AA0014A


A autora:

Raimunda Maria Santos da Silva

Nascida em Marabá (PA) no ano de 1984, onde viveu por 3 anos e mudou-se com sua família para Projeto de Assentamento Castanhal Araras, zona rural do município de São João do Araguaia (PA).

Teve a sua formação fundamental pela Pedagogia da Alternância, pois entre os anos de 1998-2001 foi aluna da Escola Família Agrícola de Marabá. Cursou o Ensino Médio e Técnico em Agropecuária na EAFA (Escola Agrotécnica Federal de Araguatins – TO) entre 2002-2004; graduou-se em Licenciatura em Matemática (2008) pela Faculdade Albert Einstein – (FALBE-DF) e em Tecnologia em Gestão Ambiental (2012) pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, (UNIASSELVI – Pólo Marabá-PA), Na sequência, especializou-se em Perícia e Auditoria Ambiental (2014) pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER – Polo Marabá- PA). É ainda mestre em Dinâmicas Territoriais e Sociedade da Amazônia, área interdisciplinar (2018) pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).


Esta Amazonida trabalha no Sudeste paraense na Assistência Técnica e Extensão Rural deste o ano de (2004), perpassando pela Cooperativa de Prestação de Serviços de ATES (COOPSERVIÇOS), Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de São João do Araguaia e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER – PA) com início em 2009 até os dias atuais, integrante do Núcleo de Educação Ambiental (NEAM) entre (2014-2017) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).


Seu novo projeto de vida é como escritora, pois, após a publicação deste livro, já se encontra ativamente na escrita de mais uma obra: Migração da Amazônia que a História não te contou.


Posts recentes

Ver tudo

Editora Fross.

Antonio Carlos Frossard ME

CNPJ: 32.406.462/0001-08

Rua Farinha Filho, 5/402,  Centro, Nova Friburgo - RJ

Cep. 28.610-280

Atendimento: 

Novos escritores:

frosseditora@gmail.com

SAC Fross, acesse Whatsapp

Via Link - é só clicar Aqui >>

Ou 

https://api.whatsapp.com/message/IQ4FUFPDNA74O1

Atendimento geral:

Tel/ Whatsapp:  22- 981017258

E-mail: editorafross@gmail.com

Redes sociais: @editorafross

* Respostas às mensagens são sempre em horário comercial.

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Tumblr Social Icon
  • Instagram

© 2019 Editora Fross. Criado por Modelo Wix

Salmo 111:

Confio, sigo e agradeço.

mpf